sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sonhos

Como interpretá-los? Certo, convenhamos que há sonhos que são tão auto-explicativos que fazem até o sortudo sonhador ganhar na megasena.. Quem nunca ouviu histórias como essa? E, então, eu me pergunto: o que custa a um antepassado qualquer dar aquela força do além ?! " Ei, eu tô aqui todas as noites.. Se ouver um boato qualquer por aí.. e tal.. Por favor, não hesite!" Mas não. Talvez algumas pessoas naçam com o dom de sonhar coisas inúteis ou que simplesmente irritam! Eu posso sonhar com uma prova de cálculo... 99,9% é a probabilidade de eu sonhar me dando mal na prova e não com as respostas.. Usando o primeiro exemplo, eu provavelmente sonharia ganhando na megasena (como muitos sonham, mesmo estando acordados), mas jamais com o resultado!


Freud tentou, mas não acho que tenha chegado à grandes conclusões, afinal, ainda hoje, muitos não sabem por quê sonham ou o signifiacado de seus próprios sonhos.. A interpretação pode ser algo tão sutil.. Imaginem se, às vésperas do 11 de setembro, alguém tiver sonhado com uma maçã? Das duas, uma: ou ele previu o atentado às torres gêmeas (e não fez nada), ou simplesmente dormiu desejando uma maçã.. Ou ele tinha uma prova de física? Ou.. Bom, ele pode estar se perguntando até hoje, mas isso mostra como a interpretação é algo, de fato, sutil..


Ironias à parte, sonhos são bons, já que eles representam o melhor estágio do sono.. Particularmente, sonhar é tão bom que é quase impossível lembrar o que aconteceu.. Apesar de que, por vezes, eles são quase palpáveis. Enfim, toda essa discussão está baseada numa boa noite de sono, mas com sonhos que, definitivamente, não ajudam para um despertar bem humorado! É engraçado compartilhar esse tipo de coisa.. Principalmente quando podemos lembrar de expressões estimulantes como "Sonhe com os anjos". Será que alguém já parou para pensar que talvez essas expressões possam frustar qualquer expectativa inconsciente de uma boa noite de sono? Sabe, você está indo dormir despreocupado e alguém solta: "Bons sonhos", de repente você passa a considerar isso e cria expectativas, afofa o travesseiro, muda a posição rotineira para uma que, aparentemente, deve ser mais confortável e aí.. Bate aquela insônia! E o que era para ser uma boa noite de sono, com "bons sonhos", tornou-se um pesadelo!


Mas também, desejar algo contrário provavelmente não resolveria. Deixemos isso para os dançarinos ou atores de teatro.. Quer dizer, eu, pelo menos, não quereria me deitar pensando em "Merda!"..


De qualquer forma, sem más intenções,


Durmam bem!


Por Marcella Ronai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Auto Featured Slideshow SpicyTricks.com